GRIZZLY MAN

Sinopse: Conheça a vida de Timothy Treadwell, um ambientalista que passou 13 verões consecutivos no Alasca, vivendo desarmado entre os animais.



O ser humano ao longo da história, apresenta extremos na relação com os outros animais. Ou desrespeita a dignidade e liberdade dos outros seres vivos, ou se torna um tipo de 'Homem Urso', e trata os outros bichos com essa compaixão exagerada, chegando ao ponto de agir como macacos, ou ursos. Exemplos não faltam. No reino animal o que sempre funcionou - por muito tempo - antes de começarmos a domesticá-los, foi a Lei do respeito. Esse respeito significa que, se você faz parte de uma outra espécie, eu não vou lhe exterminar, muito menos acabar com a sua comida (ou com aqueles que você é predador). Portanto os animais tem esse respeito de não se exterminarem (direta ou indiretamente).


Não se vê macaco passando a mão na cabeça de tatu. Tampouco encontramos leões lambendo uma zebra. Nunca vi girafa tentando ser gorila, ou sapo imitando o life-style de um camundongo. Mas nós adoramos fazer isso, é impressionante. "Instinto", é um outro filme que possui um tema semelhante. Ele é baseado na obra do Daniel Quinn, Ismael.


Quinn, fez duras críticas ao filme, justamente porque o personagem principal queria viver como um gorila, incorporando seus costumes e compartilhando o mesmo habitat. O ponto não é: "vamos aprender com os outros animais sendo como eles", mas sim: "Vamos respeitá-los assim como apoiar a diversidade de cada cultura, seja ela de que espécie for". Essas reservas de "proteção" aos animais, que são mostradas no filme 'o homem urso', são uma piada de mal gosto à qualquer um que tenha um senso mais crítico da realidade. Como pode uma raça dizer: "Olha, veja bem... Nós vamos ceder um pedacinho de terra para vocês nascerem, crescerem e morrerem, mas não antes da gente brincar de atirar em você, arrancar sua pele e fazer da sua mão um cinzeiro".


Essa "viagem" que o ambientalista Timothy Treadwell, tinha de angelicar os outros animais é uma idiotice sem tamanho. Ele não entendia como os outros bichos também podem fazer mal uns ao outros, e serem egoístas. Essa é uma das críticas que o diretor , Werner Herzog, que narra o filme fez, com boa razão. É interessante quando Timothy, encontra um urso bebê morto, e custa a acreditar que tenha sido um outro urso que tenha matado seu próprio filho, para que a mãe possa transar com ele novamente em vez de amamentar o seu bebê. O filme/documentário, levanta várias questões super interessantes sobre a nossa relação com o mundo e os animais, que tentam sobreviver nesse planeta governado por uma única raça. Indiscutível é o Amor que esse homem tinha pelos animais, e os momentos de pura comoção que a magnífica direção, assim como as entrevistas dos que conheciam o ambientalista provocam em nossos corações.




Ficha Técnica


Direção: Werner Herzog
Roteiro: Werner Herzog
Nacionalidade: Estados Unidos
Ano de lançamento: 2005

Tipo: Longa, 103 minutos

Gênero: Documentário

Idioma: Inglês

Trailer



Prêmios


- Vencedor, 2005, Sundance film festival

Prêmio Alfred P Sloan

- Vencedor, 2005, Mountain film festival

Melhor documentário


Download


»Legenda

1 comentários:

dorei o filme.. keru assistir..hehe

25 de setembro de 2008 às 13:22  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial