Rendition

O título deve-se à Lei Extreme Rendition, um suspeito de terrorismo pode ser levado para seu país de origem e lá ser interrogado por autoridades norte-americanas.


Ficha técnica:

»Direção: Gavin Hood
»Roteiro: Kelley Sane
»Gênero: Policial
»País: EUA/África do Sul
»Ano de Lançamento: 2007

Site Oficial:

»http://www.renditionmovie.com

Elenco:

Omar Metwally
Reese Witherspoon
Meryl Streep
Jake Gyllenhaal




Lembro perfeitamente que quando fui assistir “Eu sou a lenda”, eu estava na e parei para ver os filmes que estavam em cartaz e ouvi alguém comentado:
- Esse filme tem cara de ser daqueles que a gente não dá nada, que vê acha bom pra caralho.
“Esse filme” era Rendition, no Brasil traduzido como “O Suspeito”.
Naquele mesmo dia vi o trailler e lembro que fiquei muito impressionada, eu acho incrível como nos convencem a ver um filme a partir do trailler, às vezes o resultado é positivo, às vezes negativo.
Sempre gostei de filme que tratam sobre tortura, repressão, terrorismo e ditadura, admiro muito a postura, caráter e dignidade das pessoas que promovem revolução e insurgem-se nessas situações, talvez tenha sido este o motivo pelo qual interessei-me pelo filme.
O filme trata paralelamente de uma mesma história sob diferentes perspectivas, algumas superficialmente e outras de forma mais amplas: a família de Anwar El-Ibrahimi (personagem de Omar Metwally) que parte da África do Sul em direção aos EUA, mas não chega ao seu destino, principalmente a busca desesperada de Isabella El-Ibrahimi (personagem de Reese Witherspoon), para descobrir onde está seu marido e o que deu origem ao seu desaparecimento; a rotina de Douglas Freeman (personagem de Jake Gyllenhaal), agente da CIA que estava presente quando aconteceu o ataque terrorista que deu início à toda a trama, e depois participa da investigação; o participante de um grupo terrorista em processo de ser homem-bomba; a família do policial que era alvo do ataque terrorista e que posteriormente comanda a investigação e procedimento da investigação envolvendo estes personagens.
O filme não é muito intenso, mas não peca ao abranger tantos temas, desde a retórica do comandante do grupo terrorista até os métodos utilizados pela CIA para colher informações, o medo do envolvimento político nestas situações.
Os resultados ineficazes da tortura ficam evidentes, o ciclo vicioso criado por falsas informações dadas por pessoas que, mesmo inocentes, precisam acusar alguém e o fazem, para preservar sua vida e/ou diminuir seu sofrimento.
O desrespeito aos direitos humanos e o preconceito contra os cidadão do Oriente-Médio e seus descendentes nos EUA, potencializado, principalmente após 11/09.
Enfim, “é um filme daqueles que a gente não dá nada, mas depois que vê acha bom pra caralho”.

Download:

»Filme
»Legenda

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial